sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Inovar é preciso

Tendemos a considerar que inovação é um recurso exclusivo de um ambiente técnico/científico, nos esquecemos de que inovação é um método, uma ação que pode, e deve, ser adotada em todas as áreas de conhecimento humano.
Inovação significa novidade, renovação. A palavra é derivada do termo latino Innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.
De acordo com Chris Freeman, em seu livro National System of Innovation, inovação é o processo que inclui: atividades técnicas, concepção, desenvolvimento e gestão; e resulta na comercialização de novos e melhorados produtos ou na primeira utilização de novos ou melhorados processos. A inovação pode ser identificada em ações que resultam em ganhos de eficiência em processos, aumento de produtividade com economia de recursos e aumento na qualidade de um produto ou serviço.
A maioria das pessoas e empresas praticam a inovação ad hoc, ou seja, inovam somente quando um determinado problema exige uma resposta que não está prontamente disponível e onde o tempo é escasso. É necessário tratar inovação com mais seriedade e com muito mais coragem. Um dos maiores exemplos que eu tenho é Tiger Woods, que no auge de sua carreira contratou um novo técnico para mudar sua técnica de tacadas. Por um curto período seu rendimento caiu até que ele se adaptou ao novo estilo. Não é a toa que ele está a tanto tempo no topo do ranking mundial de golfe.
Inovar deve ser uma prática comum, não só para empresas, mas para todos nós, em qualquer meio. Não há nada que não possa ser melhorado ou aperfeiçoado. Ser inovador é buscar a auto-satisfação em primeiro lugar. Reconhecimento e sucesso devem ser conseqüências e não combustíveis de inovação. Médicos, policiais, porteiros, auxiliares, todos nós podemos inovar em nossas atividades.
E como praticar?
Arte e cultura são Viagras para a inovação. Devemos aguçar nossa criatividade com livros, teatro, museus, etc. A internet está nos deixando cada vez mais preguiçosos, está deteriorando nossa capacidade de ler textos longos e isso só pode ser combatido com muita leitura e estudo! Muitas vezes, fazer um curso que não tenha relação com nossas atividades pode nos dar uma visão mais ampla. Busquemos visões diferentes para uma determinada questão, aperfeiçoemos nossas habilidades rotineiramente, por mais que elas pareçam ser de alto nível.
É importante lembrar que inovar requer altas doses de pró-atividade e baixa resistência a mudanças. Ser agente ou instrumento de inovação requer a mesma quantidade de energia e coragem. Inovar exige força de vontade!!
A boa notícia é que ser pró-ativo é uma característica adquirível, ou seja, pode ser conquistada, basta que tenhamos coragem de dar o primeiro passo para sair da zona de conforto, pois inovar é mudar.
E lembre-se, errar é parte essencial do processo.
Autor
Rodrigo C. Monteiro
http://www.bstreinamentos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário